domingo, 2 de agosto de 2009

Deficiências Académicas

Confesso que quando estudei História de Portugal, na escola, sei lá, 10º ou 11º ano, nunca entendi porque é que o Pedro e o Miguel (aliás Miguel Maria do Patrocínio João Carlos Francisco de Assis Xavier de Paula Pedro de Alcântara António Rafael Gabriel Joaquim José Gonzaga Evaristo de Bragança e Bourbon) decidiram partir prá porrada pra ver quem era rei de Portugal. E era Miguelistas de um lado e Liberais do outro e mais a batalha das Linhas de Torres eu sei lá o que mais. Passei à justa. Aliás, nem passei. Agora me recordo que a disciplina de História do 11º ano foi aquela que ficou para trás e que eu fiz enquanto fazia o 12º.

Bom vem isto a propósito de que agora que vim para o Brasil, uma das coisas que já fiz foi ler não uma, mas duas "Histórias do Brasil": Uma académica, maçuda, chata como só os historiadores académicos conseguem fazer (salva-se o José Hermano Saraiva), outra mais light, mais episódica, mais interessante.

E finalmente, colmatei a minha deficiência académica, que tinha a haver com o facto de o D. João VI ter regressado a Portugal, pós invasões francesas, ter deixado D. Pedro VI/I, como regente e mais tarde imperador do Brasil, e D. Miguel, o outro filho acabou rei de Portugal, mas não durante muito tempo, porque assim que os brasileiros tiveram oportunidade, declararam independencia e mandaram D, Pedro ir "chatear pra outra freguesia". O que ele, naturalmente como filho mais velho, fez.... e o resto como se costuma dizer é Historia. Académica, Chata.

A outra que eu li, disse até que uma vez que a Europa estava uma barafunda por causa de minorca com dispepsia, e que os Ingleses tinham, em nome da "Mais Velha Aliança da Europa" tomado conta de Portugal e da grande parte das provincias chamadas "Ultramarinas" até tinham sugerido a D.João VI que ficasse mas era com o Brasil, estabelecesse aqui o Reino, e que deixasse de veleidades a querer voltar para aquele micro-país (comprativamente, claro) chamado Portugal e que se assim o fizesse os Ingleses abstinham-se de nos fazer ainda mais judiarias em nome da "Mais Velha Aliança da Europa" o que não veio a acontecer, "Mapa cor de Rosa" etc etc etc.

Bom, existe ainda um pormenor de relevo para esta história, foi que D. João VI queria que D. Pedro regressasse com ele a Portugal e D. Pedro disse o famoso "FICO" que mais tarde o transformou o imperador.

Foi o que eu tive que fazer no outro dia, com a Sky, curiosamente. Ela queria ir sei lá onde, fazer sei lá bem o quê, coisas de mulher, naturalmente e eu tive que me impor "EU FICO!!!".

Afinal a cama estava tão quentinha......

Nenhum comentário:

Postar um comentário