
Uma das coisas que muito me impressionou durante a visita a Iguaçu foi a densidade florestal. Espessa, densa, impenetravel. Pensei “Ufa, ainda bem que sou um bandeirante moderno. Se eu tivesse que desmatar o Brasil.....”.
E de repente fiquei a pensar no esforço que teria sido necessário para entrar Brasil dentro.
Na primeira oportunidade fui fazer umas pesquisas à Internet: O Brasil tem 8.456.510 Km2 de terra firme. Não está aqui considerada a àrea coberta por rios, lagos, represas e barragens. Desses Kms todos, 5.511.000 Km2 são àrea de floresta (onde se inclui a Amazónia, claro). Quer dizer que o Brasil tem cerca de 2.945.510 Km2 ocupados. Vamos admitir que apenas metade desses Km2 tinham floresta tropical (como em Iguaçu) e que tiveram que ser desmatados.
Se pensarmos que a Ilha da Madeira tem 720Km2 e que segundo a lenda ardeu durante 7 anos isso dá cerca de 100Km2 por ano. Daqui decorre que se o desmatamento total do Brasil tivesse sido feito da mesma forma, o Brasil teria que ter ardido durante 1492 anos.
Isto pode levantar uma nova teoria sobre a descoberta do Brasil: Afinal os Portugueses talvez tivessem ido atrás do fumo das fogueiras ateadas pelos vikings... :)
Os dados são do I.B.G.E.. Ele também informa que o desmatamento anual é de 25.544 km² ao ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário