Todos os dias a Vó Maria tomava conta de mim. Quando chegava da escola (escola primaria nº19, ali na Boa-Hora) dava-me almoço ("Queres arroz ou batata frita?" qualquer coisa servia desde que fosse o oposto do que o meu irmão queria), aguentava as minhas diabruras de criança.
Um dia encontrei a cana de pescar do meu pai e lembrei-me de ir à pesca. Claro que não podia sair de casa e por isso lembrei-me de espetar o anzol (!) na boca de um cão azul de borracha (ou teria sido no pinto amarelo???) que eu tinha. E andava todo contente pela casa fora com o cão (ou o pinto) pendurado. Claro que a coisa não podia ser simples e a páginas tantas o cão (ou o pinto) prendeu em qualquer lado, eu imaginei um espadarte a dar luta, puxei, puxei, puxei e o anzol veio disparado e espetou-se-me no pé. Nem doeu, fiquei a olhar para aquilo a tentar perceber o que tinha acontecido até que chamo a minha avó, que me levou para um posto de enfermagem, onde cortaram o anzol, me fizeram o curativo, e deram à minha avô o epíteto pelo qual ela iria ser conhecida pelo resto da vida: a Maria dos Anzois.
Bom, digamos que a avó Maria (dos Anzois) de uma forma simples mas muito marcante ajudou-me a ser o que sou hoje.
Era a Maria dos Anzois que fechava os olhos e me arranjava umas moedinhas sempre que queria fumar e ia ali ao Café do Azevedo comprar um maço de "Três Vintes".... Mas isso foi mais tarde, bastante mais tarde....

Bom voltando ao início, devia eu ter aí uns 5 ou 6 ou 7 anos prometi à minha avó que quando eu casasse lhe compraria "um vestido peroloso" para ela ir ao meu casamento. Um vestido peroloso era para mim o supra-sumo, era um vestido cheio de pérolas, brilhante, resplandecente (Que no fundo traduzia o quanto eu gostava dela e o quan to eu queria que ela se sentisse orgulhosa no meu casamento).
Mas as vidas não são o que a gente quer, são o que elas são e a minha avó acabou por falecer antes que eu me casasse. Por isso nunca tive a oportunidade de lhe oferecer o tal "Vestido Peroloso"...
Vem tudo isto a propósito do facto de que a Sky está agora a fazer, em biscuit, bonecos de noivos para colocar em bolos de casamento e hoje ela me mostrou um modelo (que ainda esta a ser acabado) mas que imediatamente me lembrou do "Vestido Peroloso"

E pronto, Vó Maria, aí tens o teu vestido. Há promessas que não se esqueçem.... e foi a tua nora que to fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário