No Brasil só as carretas de carga e os onibus usam combustivel diesel. Carros e camionetes usam gasolina e alguns usam duplo combustivel, gasolina ou alcool.
Há uma diferença substancial no preço dos combustiveis ( e são muito variaveis conforme a região). Aqui, em Jateí, a gasolina custa R$2,90/litro e o alcool custa R$1,32 (para alem de ter uma fragrância alcoólica que faria inveja a qualquer cognac).
A Montana tem um depósito de 50 Litros e já experimentamos por gasolina e alcool. Em termos de resposta na aceleração não faz absolutamente qualquer diferença. Quem não saiba o que o tanque contém, não é capaz de dizer. Só tem um problema, é que o alcool, faz com que a ignição se torne mais dificil porque precisa de uma temperatura de motor um pouco mais elevada. Por isso, o carro tem efectivamente 2 depositos de combustivel. Um, somente para gasolina, com capacidade de 1 litro e que serve unicamente para arrancar o motor e depois o sistema muda automaticamente para o deposito principal e o motor passa a consumir unicamente alcool.
Já fizemos as contas e só temos usado alcool, porque para atestar o deposito (“completar” como se diz aqui) gasto R$145 para gasolina e R$76 para alcool. É bem certo que a gasolina tem maior rendimento em termos de Km percorridos: com gasolina fazemos 505 Km e com alcool fazemos apenas 350 Km. Ainda assim vale a pena pôr alcool.
A Sky é que não gosta nada dessa ideia.
Desde que começamos a por alcool na Montana, eu trago sempre, no porta-luvas, um copo de shot e antes do gasolineiro pousar a mangueira, eu peço para ele “completar” o copo como “Quebra Gelo”, “Mata-Bicho”, chamem-lhe o que quiserem. Isso é que tem estragado “o nosso rendimento”.......

Nenhum comentário:
Postar um comentário